REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Segunda-feira da 16ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, sede generoso para com os
vossos filhos e filhas
e multiplicai em nós os dons
da vossa graça,
para que, repletos de fé,
esperança e caridade,
guardemos fielmente os
vossos mandamentos.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 12,38-42)
38Então
alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer
um milagre. 39Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa
pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta
Jonas: 40do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no
ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio
da terra. 41No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça
e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é
mais do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará
com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a
sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.
3) Reflexão Mateus
12,38-42
* O evangelho de hoje traz mais uma
discussão entre Jesus e as autoridades religiosas da época. Desta vez são os
doutores da lei e os fariseus que pedem que Jesus faça um sinal para eles.
Jesus já tinha realizado muitos sinais: curou o leproso (Mt 8,1-4), curou o
empregado do centurião (Mt 8,5-13), a sogra de Pedro (Mt 8,14-15), os doentes e
possessos da cidade (Mt 8,16), acalmou a tempestade (Mt 8,23-27), expulsou os
demônios (Mt 8,28-34) e tantos outros milagres. O povo, vendo os sinais
reconheceu em Jesus o Servo de Javé (Mt 8,17; 12,17-21). Mas os doutores e os
fariseus não foram capazes de perceber o significado de tantos sinais que Jesus
já tinha realizado. Eles queriam algo diferente.
* Mateus
12,38: O pedido de doutores e fariseus por um sinal
Os fariseus chegam e dizem a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal
realizado por ti". Querem
que Jesus realize para eles um sinal, um milagre, para que eles possam examinar
e verificar se Jesus é ou não o enviado por Deus conforme eles o imaginavam e
esperavam. Querem prová-lo. Querem que se Jesus se submeta aos critérios deles,
para que possam enquadrá-lo dentro do esquema do messianismo deles. Não há
neles abertura para uma possível conversão. Não tinham entendido nada de tudo
que Jesus tinha feito.
* Mateus
12,39: A resposta de Jesus: o sinal de Jonas
Jesus não se submete ao pedido das autoridades
religiosas, pois não há sinceridade no pedido deles. "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe
será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”. Estas palavras proferem um
julgamento muito forte a respeito dos doutores e fariseus. Elas evocam o
oráculo de Oséias que denunciava o povo como esposa infiel e adúltera (Os 2,4).
O evangelho de Marcos diz que Jesus, diante do pedido dos fariseus, soltou um
profundo suspiro (Mc 8,12), provavelmente de desgosto e de tristeza diante de
tão grande cegueira. Pois não adianta mostrar uma pintura bonita a quem não
quer abrir os olhos. Quem fecha os olhos não pode ver! O único sinal que lhe
será dado é o sinal de Jonas.
* Mateus
12,41: Aqui está mais do que Jonas
Jesus aponta para o futuro: “Assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia,
assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra”.
Ou seja, o único sinal será a ressurreição de Jesus que se prolongará na
ressurreição de seus seguidores. Este é o sinal que, futuramente, vai ser dado
aos doutores e fariseus. Eles serão confrontados com o fato de que Jesus, por
eles condenado à morte de cruz, será ressuscitado por Deus e continuará ressuscitando
de muitas maneiras naqueles que nele acreditarem, por exemplo, ele ressuscitará
no testemunho dos apóstolos “pessoas iletradas” que terão a coragem de
enfrentar as autoridades anunciando a ressurreição de Jesus (At 4,13). O que
converte é o testemunho! Não os milagres. “No
dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta
geração, e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas
pregar”. O povo de Nínive se converteu diante do testemunho da pregação de
Jonas e vai denunciar a incredulidade dos doutores e dos fariseus. Pois “aqui está quem é maior do que Jonas”.
* Mateus
12,42: Aqui está mais do que Salomão
A alusão à conversão do povo de Nínive associou e fez
lembrar o episódio da Rainha de Sabá: “No
dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra esta geração, e a
condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de
Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão". Esta evocação quase
ocasional do episódio da Rainha de Sabá que reconheceu a sabedoria de Salomão,
mostra como se usava a Bíblia naquele tempo. Era por associação. A regra
principal da interpretação era esta: “A Bíblia se explica pela Bíblia”. Até
hoje, esta é uma das normas mais importantes para a interpretação da Bíblia,
sobretudo para a Leitura Orante da Palavra de Deus.
4) Para um confronto pessoal
1) Converter-se é mudar não só de
comportamento moral, mas também de idéias e de modo de pensar. Moralista é quem
muda de comportamento, mas mantém seu modo de pensar inalterável. E eu, quem
sou?
2) Diante da atual renovação da
Igreja, sou fariseu que pede mais um sinal ou sou como o povo que reconhece que
este é o caminho que Deus quer?
5) Oração final
Porque vossa graça me é mais
preciosa do que a vida,
meus lábios entoarão vossos louvores.
Assim vos bendirei em toda a minha vida,
com minhas mãos erguidas vosso
nome adorarei. (Sl 62,
4-5)
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