REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, sede generoso para com os
vossos filhos e filhas
e multiplicai em nós os dons
da vossa graça,
para que, repletos de fé,
esperança e caridade,
guardemos fielmente os
vossos mandamentos.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 13, 10-17)
10Os
discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em
parábolas? 11Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os
mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12Ao que tem, se lhe
dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13Eis
por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não
ouçam nem compreendam. 14Assim se cumpre para eles o que foi dito
pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis
com vossos olhos e não vereis, 15porque o coração deste povo se
endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus
olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que
não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). 16Mas, quanto a vós,
bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque
ouvem! 17Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos
desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
3) Reflexão Mateus
13,10-17
* O Capítulo 13 traz o Sermão das
Parábolas. Seguindo o texto de Marcos (Mc 4,1-34), Mateus omitiu a parábola da
semente que germina sozinha (Mc 4,26-29), ampliou a discussão sobre o porque
das parábolas (Mt 13,10-17) e acrescentou as parábolas do joio e do trigo (Mt
13,24-30), do fermento (Mt 13,33), do tesouro (Mt 13,44), da pérola (Mt
13,45-46) e da rede (Mt 13,47-50). Junto com as do semeador (Mt 13,4-11) e do
grão de mostarda (Mt 13,31-32), são ao todo sete parábolas no Sermão das Parábolas (Mt 13,1-50).
* Mateus
13,10: A pergunta
No evangelho de Marcos, os discípulos pedem uma
explicação das parábolas (Mc 4,10). Aqui em Mateus, a perspectiva é outra. Eles
querem saber por que Jesus, quando fala ao povo, só fala em parábolas: "Por que usas parábolas para falar com
eles?" Qual o motivo desta diferença?
* Mateus
13,11-13: A vocês é dado conhecer o mistério do Reino
Jesus responde: "Porque
a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. Pois, a
quem tem, será dado ainda mais, será dado em abundância; mas daquele que não
tem, será tirado até o pouco que tem”. Por que será que aos apóstolos era
dado conhecer, e aos outros não? Uma comparação para ajudar na compreensão.
Duas pessoas escutam a mãe ensinar: "quem
ama não corta casaco". Uma das duas é filha e outra não. A filha
entendeu e a outra não entendeu nada. Por que? É que na casa da mãe a expressão
"cortar casaco" significava
caluniar. Assim, o ensinamento da mãe
ajudou a filha a entender melhor como praticar o amor. Cresceu nela aquilo que
ela já sabia. A quem tem, será dado ainda
mais. A outra pessoa não entendeu nada e perdeu até o pouco que pensava
entender a respeito de amor e de casaco. Ficou confusa e não conseguiu entender
o que o amor tem a ver com casaco. Daquele
que não tem, será tirado até o pouco que tem. Uma parábola revela e
esconde ao mesmo tempo! Revela para “os de dentro”, que aceitam Jesus como
Messias Servo. Esconde para os que insistem em dizer que o Messias será e deve
ser um Rei Glorioso. Estes entendem as imagens da parábola, mas não chegam a
entender o seu significado. Enquanto os discípulos crescem naquilo que já sabem
a respeito do Messias. Os outros não entendem nada e perdem até o pouco que
pensavam saber sobre o Reino e o Messias.
* Mateus
13,14-15: A realização da profecia de Isaías
Como da outra vez (Mt 12,18-21), nesta reação
diferente do povo e dos fariseus frente ao ensinamento das parábolas, Mateus vê
novamente uma realização da profecia de Isaías. Ele até cita por extenso o
texto de Isaías que fala por si: “É certo
que vocês ouvirão, porém nada compreenderão. É certo que vocês enxergarão,
porém nada verão. Porque o coração desse povo se tornou insensível. Eles são
duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com
os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não
podem ser curados”.
* Mateus
13,16-17: Felizes os olhos que vêem o que vocês estão vendo
Tudo
isso explica a frase final: “Vocês,
porém, são felizes, porque seus olhos vêem e seus ouvidos ouvem. Eu garanto a vocês: muitos profetas e
justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram
ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir”.
* As parábolas: um novo jeito de falar ao povo
sobre Deus
O povo ficava impressionado com o jeito que Jesus
tinha de ensinar. “Um novo ensinamento! Dado com autoridade! Diferente dos
escribas!” (Mc 7,28). Jesus tinha uma capacidade muito grande de encontrar imagens bem simples para comparar as coisas de Deus com as coisas da vida que o
povo conhecia e experimentava na sua luta diária pela sobrevivência. Isto supõe duas coisas:
estar por dentro das coisas da vida do povo, e estar por dentro das coisas de
Deus, do Reino de Deus. Em algumas parábolas
acontecem coisas que não costumam acontecer na vida. Por exemplo, onde se viu
um pastor de cem ovelhas abandonar noventa e nove para encontrar aquela única
que se perdeu? (Lc 15,4) Onde se viu um pai acolher com festa o filho devasso,
sem dar nenhuma palavra de censura? (Lc 15,20-24). Onde se viu um samaritano
ser melhor que o levita e o sacerdote? (Lc 10,29-37). A parábola provoca para
pensar. Ela leva a pessoa a se envolver na história a partir da sua própria
experiência de vida. Faz com que nossa própria experiência nos leve a descobrir
que Deus está presente no cotidiano da nossa vida. A parábola é uma forma
participativa de ensinar, de educar. Não dá tudo trocado em miúdo. Não faz
saber, mas faz descobrir. A parábola muda os olhos, faz a pessoa ser
contemplativa, observadora da realidade. Aqui está a novidade do ensino das
parábolas de Jesus, diferente dos doutores que ensinavam que Deus só se
manifestava na observância da lei. Para Jesus, “o Reino não é fruto de
observância. O Reino está presente no meio de vocês!” (Lc 17,21). Mas os
ouvintes nem sempre o percebiam.
4) Para um confronto pessoal
1) Jesus disse: “A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino”.
Quando leio os evangelhos, sou como os que não entendem nada ou como aqueles a
quem é dado conhecer o Reino?
2) Qual a parábola de Jesus com mais me identifica? Por que°
5) Oração final
Senhor, vossa bondade chega
até os céus,
vossa fidelidade se eleva até as nuvens.
Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus,
vossos juízos são profundos como o mar. (Sl
35,6-7)
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