REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Quinta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, que pela humilhação do
vosso Filho
reerguestes o mundo decaído,
enchei os vossos filhos e
filhas de santa alegria,
e dai aos que libertastes da
escravidão do pecado
o gozo das alegrias eternas.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mt 10, 7-15)
7Por
onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. 8Curai os
doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios.
Recebestes de graça, de graça dai! 9Não leveis nem ouro, nem prata,
nem dinheiro em vossos cintos, 10nem mochila para a viagem, nem duas
túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. 11Nas
cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos
receber; ficai ali até a vossa partida. 12Entrando numa casa,
saudai-a: Paz a esta casa. 13Se aquela casa for digna, descerá sobre
ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. 14Se
não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou
daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. 15Em verdade
vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com
aquela cidade.
3) Reflexão
Mateus 10,7-15
* O evangelho de hoje traz a segunda
parte do envio dos discípulos. Ontem vimos a insistência de Jesus em dirigir-se
primeiro para as ovelhas perdidas de Israel. Hoje, veremos as instruções
concretas de como realizar a missão.
* Mateus
10,7: O objetivo da missão: revelar a presença do Reino.
“Vão e anunciem: O Reino do
Céu está próximo”. O objetivo principal é anunciar a proximidade do Reino.
Aqui está a novidade trazida por Jesus. Para os outros judeus ainda faltava muito para o Reino
poder chegar. Só chegaria, depois que eles tivessem realizado a sua parte. A
chegada do Reino dependia do esforço deles. Para os fariseus, por exemplo, o Reino só chegaria quando a observância da Lei fosse perfeita. Para
os Essênios, quando o país fosse purificado. Jesus pensa diferente. Ele
tem outra maneira de ler os fatos. Ele diz que o prazo já se esgotou (Mc 1,15).
Quando ele diz que o Reino está próximo ou que o Reino chegou, Jesus não quer
dizer que o Reino estava chegando só naquele momento, mas sim que já estava aí, independentemente do
esforço feito pelo povo. Aquilo que todos esperavam, já estava presente no meio
do povo, gratuitamente, mas o povo não o sabia, nem o percebia (cf. Lc 17,21).
Jesus o percebeu! Pois ele lia a realidade com um olhar diferente. E é esta
presença escondida do Reino no meio do povo, que ele vai revelar e anunciar aos
pobres da sua terra (Lc 4,18). Esta é a semente de mostarda que vai receber a
chuva da sua palavra e o calor do seu amor.
* Mateus
10,8: Os sinais da presença do Reino: acolher os excluídos.
Como anunciar a presença do Reino? Só por meio de palavras e
discursos? Não! Os sinais da presença do Reino são antes de tudo gestos
concretos, realizados de graça: “Curem os
doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.
Vocês receberam de graça, dêem também de graça”. Isto significa que os
discípulos devem acolher para dentro
da comunidade os que dela foram excluídos. Esta prática solidária critica tanto
a religião como a sociedade excludente, e aponta saídas concretas.
* Mateus
10,9-10: Não levar nada no caminho
Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas
de Jesus não podem levar nada: “Não levem
nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem
duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu
alimento”. Isto significa que devem confiar na hospitalidade do povo. Pois o discípulo que vai sem nada levando
apenas a paz (Mc 10,13), mostra que confia no povo. Acredita que vai ser
acolhido, que vai poder participar da vida e do trabalho do povo do lugar e que
vai poder sobreviver com aquilo que receberá em troca, pois o operário direito ao seu alimento. Isto significa que os
discípulos devem confiar na partilha
Por meio desta prática eles criticam as leis de exclusão e resgatam os antigos
valores da convivência comunitária.
* Mateus
10,11-13: Partilhar a paz na comunidade.
Os discípulos não devem andar de casa em casa, mas devem procurar
uma pessoa de Paz e permanecer nesta casa. Isto é, devem conviver de maneira
estável. Assim, por meio desta nova prática, criticam a cultura de acumulação
que marcava a política do Império Romano, e anunciam um novo modelo de
convivência. Caso todas estas exigências forem preenchidas, os discípulos podem
gritar: O Reino chegou! Anunciar o
Reino não consiste, em primeiro lugar, em ensinar verdades e doutrinas, mas sim
em provocar a uma nova maneira fraterna de viver e de conviver a partir da Boa
Nova que Jesus nos trouxe de que Deus é Pai e Mãe de todos e de todas.
* Mateus
10,14-15: A severidade da ameaça.
Como entender esta ameaça tão severa? É que Jesus não veio trazer
uma coisa totalmente nova. Ele veio resgatar os valores comunitários do
passado: a hospitalidade, a partilha, a comunhão de mesa, a acolhida aos
excluídos. Isto explica a severidade contra os que recusam a mensagem. Pois
eles não recusam algo novo, mas sim o seu próprio passado, a sua própria
cultura e sabedoria! A pedagogia de Jesus tem por objetivo desenterrar a
memória, resgatar a sabedoria do povo, reconstruir a comunidade, renovar a
Aliança, refazer a vida.
4) Para um confronto pessoal
1) Como realizar hoje a
recomendação de não levar nada no caminho quando se vai em missão?
2) Jesus manda procurar
uma pessoa de paz, para poder viver na casa dela. Quais seria hoje uma pessoa
de paz a quem nos dirigir no anúncio da Boa Nova?
5) Oração final
Voltai, ó Deus dos
exércitos;
olhai do alto céu,
vede e vinde visitar a
vinha.
Protegei este cepo por vós
plantado,
este rebento que vossa mão
cuidou. (Sl 79, 15-16)
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