REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Segunda-feira da 21ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, que unis os corações
dos vossos fiéis num só desejo,
dai ao vosso povo amar o que
ordenais
e esperar o que prometeis,
para que, na instabilidade
deste mundo,
fixemos os nossos corações
onde se encontram as verdadeiras alegrias.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 23,13-22)
13Ai
de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos
céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar. 14[Ai
de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo
fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.] 15Ai
de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um
prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes
pior que vós mesmos. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: Se alguém
jura pelo templo, isto não é nada; mas se jura pelo tesouro do templo, é
obrigado pelo seu juramento. 17Insensatos, cegos! Qual é o maior: o
ouro ou o templo que santifica o ouro? 18E dizeis ainda: Se alguém
jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é
obrigado. 19Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica
a oferta? 20Aquele que jura pelo altar, jura ao mesmo tempo por tudo
o que está sobre ele. 21Aquele que jura pelo templo, jura ao mesmo
tempo por aquele que nele habita. 22E aquele que jura pelo céu, jura
ao mesmo tempo pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado.
3) Reflexão Mateus
23,13-22
* Nestes próximos três dias vamos meditar o discurso que Jesus
pronunciou criticando os doutores da lei e os fariseus, chamando-os de
hipócritas. No evangelho de hoje (Mt 23,13-22), Jesus pronuncia contra eles
quatro Ais ou pragas. No de amanhã, mais duas pragas (Mt 23,23-26), e no
evangelho de depois de amanhã, outras duas pragas (Mt 23,27-32). Ao todo oito
Ais ou pragas contra os líderes religiosos da época. São palavras muito duras.
Ao meditá-las, devo pensar não só nos doutores e fariseus do tempo de Jesus,
mas também e sobretudo no hipócrita que existe em mim, em nós, na nossa
família, na comunidade, na nossa igreja, na sociedade de hoje. Vamos olhar no
espelho do texto para descobrir o que existe de errado em nós mesmos.
* Mateus 23,13: O primeiro Ai contra os que
fecham a porta do Reino
“Vocês fecham o Reino do Céu para os homens.
Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam”. Fecham o Reino
como? Apresentando Deus apenas como juiz severo, deixando pouco espaço para a
misericórdia. Impondo em nome de Deus leis e normas que não têm nada a ver com
os mandamentos de Deus, falsificam a imagem do Reino e matam nos outros o
desejo de servir a Deus e ao Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor
deste falso deus “não entra no Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que
seus membros entrem no Reino.
* Mateus 23,14: O segundo Ai contra os que usam a
religião para se enriquecer
“Vocês exploram as viúvas, e roubam suas
casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma
condenação mais severa”. Jesus permite aos discípulos viver do evangelho,
pois diz que o operário digno do seu salário (Lc 10,7; cf. 1Cor 9,13-14), mas
usar a oração e a religião como meio para enriquecer-se, isto é hipocrisia e
não revela a Boa Nova de Deus. Transforma a religião num mercado. Jesus expulsou
os comerciantes do Templo (Mc 11,15-19) citando os profetas Isaías e Jeremias: “Minha casa é casa de oração para todos os
povos e vocês a transformaram num covil de ladrões” (Mc 11,17; cf Is 56,7;
Jr 7,11)). Quando o mago Simão quis comprar o dom do Espírito Santo, Pedro o
amaldiçoou (At 8,18-24). Simão recebeu a “condenação mais severa” de que Jesus
fala no evangelho de hoje.
* Mateus 23,15: O terceiro Ai contra os que fazem
proselitismo
“Vocês percorrem o mar e a terra para
converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes
mais do que vocês”. Há pessoas que se fazem missionários e anunciam o
evangelho não para irradiar a Boa Nova do amor de Deus, mas para atrair as
pessoas para o seu grupo ou sua igreja. Certa vez, João proibiu uma pessoa de
usar o nome de Jesus porque ela não fazia parte do grupo dele. Jesus respondeu:
“Não proíba, pois quem não é contra, é a
favor” (Mc 9,39). O documento da Assembléia Plenária dos bispos da América
Latina, realizada no mês de maio de 2008, em Aparecida, Brasil, tem como
título: “Discípulos e missionários de
Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida!” Ou seja, o objetivo
da missão não é para que os povos se tornem católicos, nem para fazer
proselitismo, mas sim para que os povos tenham vida, e vida em abundância.
* Mateus 23,16-22: O quarto Ai contra os que vivem
fazendo juramento
“Vocês dizem: 'Se alguém jura pelo Templo,
não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado'”. Jesus
faz um longo raciocínio para mostrar a incoerência de tantos juramentos que o
povo fazia ou que a religião oficial mandava fazer: juramentos pelo ouro do
templo ou pela oferenda que está no altar. O ensinamento de Jesus, dado no
Sermão da Montanha, é o melhor comentário da mensagem do evangelho de hoje: “Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo
algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o
suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande
Rei. Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um
só fio de cabelo ficar branco ou preto. Diga apenas 'sim', quando é 'sim'; e
'não', quando é 'não'. O que você disser além disso, vem do Maligno."
(Mt 5,34-37)
4) Para um confronto pessoal
1) São quatro Ais ou quatro pragas,
quatro motivos para receber uma crítica severa da parte de Jesus. Qual das
quatro críticas cabe em mim?
2) Nossa Igreja hoje merece estes Ais
da parte de Jesus?
5) Oração final
Cantai ao Senhor um cântico novo.
Cantai ao Senhor, terra inteira.
Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome,
anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. (Sl
95,1-2)
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