REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Segunda-feira da 18ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Manifestai, ó Deus, vossa
inesgotável bondade
para com os vosso filhos que
vos imploram
e se gloriam de vos ter como
criador e guia,
restaurando para eles a
vossa criação, e conservando-a renovada.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 14,13-21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo,
segundo Mateus - 13Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu dali numa barca para
se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o
seguiu a pé. 14Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa
multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes. 15Caía
a tarde. Agrupados em volta dele, os discípulos disseram-lhe: Este lugar é
deserto e a hora é avançada. Despede esta gente para que vá comprar víveres na
aldeia. 16Jesus, porém, respondeu: Não é necessário: dai-lhe vós
mesmos de comer. 17Mas, disseram eles, nós não temos aqui mais que
cinco pães e dois peixes. 18Trazei-mos, disse-lhes ele. 19Mandou,
então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e,
elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos
seus discípulos, que os distribuíram ao povo. 20Todos comeram e
ficaram fartos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram doze cestos cheios. 21Ora,
os convivas foram aproximadamente cinco mil homens, sem contar as mulheres e
crianças. - Palavra da salvação.
3) Reflexão
• O
capítulo 14 de Mateus, que inclui a história da multiplicação dos pães, propõe
um itinerário que leva o leitor à descoberta progressiva da fé em Jesus: desde a falta de fé dos conterrâneos de Jesus até o reconhecimento do Filho de
Deus passando pelo dom do pão. Os concidadãos de Jesus estão surpreendidos com
a sua sabedoria, mas não compreendem que ele age através de suas obras. Tendo
até mesmo um conhecimento direto da família de Jesus, de sua mãe, irmãos e
irmãs, não conseguem aceitar a Jesus, a não ser apenas sua condição humana: é o
filho do carpinteiro. Incompreendido em sua terra natal, a partir de agora
Jesus viverá entre o povo ao qual dedicará toda a sua atenção e solidariedade,
curando e alimentando as multidões.
• Dinâmica da narrativa. Mateus narra
acuradamente o episódio da multiplicação dos pães. O episódio está narrado
entre duas expressões de transição nas quais se diz que Jesus se retira
"à parte" das multidões, dos discípulos e da barca (vv.13-14; vv.22-23).
O versículo 13 não só serve como uma transição, mas também fornece o motivo
pelo qual Jesus está em um lugar deserto. Esta estratégia serve para
especificar o ambiente em que ocorre o milagre. O evangelista enfoca a história
na multidão e na atitude de Jesus a respeito da mesma.
• Jesus se comove em seu interior. No
momento em que chega, Jesus encontra uma multidão que o espera; ao ver as
multidões se comove e cura os seus doentes. É uma multidão "cansada e abatida como ovelhas sem pastor"
(9,36; 20,34) O verbo que expressa a compaixão de Jesus é verdadeiramente
expressivo: a Jesus "se lhe despedaça o coração", corresponde ao
verbo hebraico que expressa amor visceral da mãe. É o mesmo sentimento que tinha Jesus diante do túmulo de Lázaro (Jo 11,38). Compaixão é o aspecto
subjetivo da experiência de Jesus, que se faz efetiva com o dom do pão.
• O dom do pão. O relato da multiplicação
dos pães se abre com uma expressão: "Caía
a tarde" (v.15), que também introduz o relato da Última Ceia (Mt 26,20) e
do sepultamento de Jesus (Mt 27,57 ). À tarde, então, Jesus convida os
apóstolos para alimentar a multidão, em meio ao deserto longe de vilas e
cidades. Jesus e os discípulos estão diante de um problema humano muito forte:
alimentar a grande multidão que segue Jesus. Mas eles não conseguem suprir as
necessidades materiais da multidão, sem o poder de Jesus. A resposta imediata
dos discípulos é mandá-los para casa. Diante dos limites humanos, Jesus
intervém e realiza o milagre saciando a todos os que o seguem. Dar de comer é
aqui a resposta de Jesus, de seu coração que se faz em pedaços diante de uma
necessidade humana muito específica. O dom do pão não é apenas suficiente para
satisfazer a multidão, mas é tão abundante que se deve recolher as sobras. No
v. 19b parece que Mateus deu um significado eucarístico ao episódio da
multiplicação dos pães: "elevando os
olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus
discípulos," o papel da discípulos também fica muito evidente na função de
mediação entre Jesus e a multidão: "os
discípulos distribuíram ao povo" (v. 19c). Os gestos que acompanham o
milagre são idênticos aos que Jesus adotará mais tarde na "noite em que foi entregue": levanta
os olhos, abençoa o pão e o parte. Disto se deduz o valor simbólico do milagre:
pode se considerar uma antecipação da Eucaristia. Além disso, alimentar a
multidão por parte de Jesus é um "sinal" de que ele é o Messias e de
que prepara um banquete de festa para toda a humanidade. De Jesus, que distribuiu
os pães, os discípulos aprendem o valor da partilha. É um gesto simbólico que
contém um fato real que vai além do episódio mesmo e se projeta para o futuro:
o dom da nossa Eucaristia diária, em que revivemos aquele gesto do pão partido,
é necessário que seja reiterado ao longo do jornada.
4) Para um confronto pessoal
1. Você se esforça para fazer gestos de solidariedade com
aqueles que estão perto de você partilhando o caminho da vida? Diante dos
problemas concretos de seus amigos ou parentes, você sabe oferecer sua ajuda e
tua disponibilidade de colaborar para encontrar maneiras de resolver?
2. Jesus, antes de partir o pão, levanta os olhos para o
céu, você sabe agradecer ao Senhor pelo dom pão diário? Você sabe compartilhar
seus bens com os outros, especialmente com os pobres?
5) Oração final
Afastai-me do caminho da mentira,
e fazei-me fiel à vossa lei.
Não me tireis jamais da boca a palavra da verdade,
porque tenho confiança em
vossos decretos. (Sl 118,
29.43)
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