REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes
e adotastes como filhos,
concedei aos que crêem no Cristo
a verdadeira liberdade e a herança eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 6, 20-26)
Naquele tempo, 20Jesus ergueu os olhos para os seus
discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino
de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis
fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22Bem-aventurados
sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando
repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos
naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que
os pais deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque
tendes a vossa consolação! 25Ai de vós, que estais fartos, porque
vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26Ai
de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos
falsos profetas!
3) Reflexão Lucas
6, 20-26
* O evangelho de hoje traz as quatro bem-aventuranças e as
quatro maldições do Evangelho de Lucas. Há uma revelação progressiva na maneira
de Lucas apresentar o ensinamento de Jesus. Até 6,16, ele disse muitas vezes
que Jesus ensinava o povo, mas não chegou a relatar o conteúdo do ensinamento
(Lc 4,15.31-32.44; 5,1.3.15.17; 6,6). Agora, depois de informar que Jesus viu a
multidão desejosa de ouvir a palavra de Deus, Lucas traz o primeiro grande
discurso que começa com as exclamações: "Felizes vocês pobres!" e
"Ai de vocês, ricos!", e ocupa todo o resto do capítulo (Lc 6,12-49).
Alguns chamam este discurso de "Sermão da Planície", pois, segundo
Lucas, Jesus desceu da montanha e parou num lugar plano onde fez o discurso. No
evangelho de Mateus, este mesmo discurso é feito na montanha (Mt 5,1) e é
chamado "Sermão da Montanha". Em Mateus, o sermão traz oito
bem-aventuranças, que traçam um programa de vida para as comunidades cristãs de
origem judaica. Em Lucas, o sermão é mais breve e mais radical. Ele traz quatro
bem-aventuranças e quatro maldições, dirigidas para as comunidades helenistas,
constituídas de ricos e pobres. Este discurso de Jesus vai ser meditado no
evangelho diário dos próximos dias.
* Lucas 6,20: Felizes
vocês, pobres!
Olhando para os discípulos, Jesus declara: "Felizes vocês pobres, porque o Reino
de Deus é de vocês!" Esta declaração identifica a categoria social dos
discípulos. Eles são pobres! E a eles Jesus promete: “O Reino é de vocês!” Não é uma promessa
para o futuro. O verbo está no presente. O Reino já é deles. Eles são felizes desde já. No evangelho de Mateus, Jesus
explicita o sentido e diz: "Felizes os pobres em Espírito!" (Mt 5,3). São os pobres que têm o Espírito de Jesus. Pois há pobres com
cabeça ou espírito de rico. Os discípulos de Jesus são pobres com cabeça de
pobre. Como Jesus, não querem acumular, mas assumem a sua pobreza e, com ele,
lutam por uma convivência mais justa, onde haja fraternidade e partilha de
bens, sem discriminação.
* Lucas 6,21-22: Felizes
vocês, que agora têm fome e choram!
Na 2ª e 3ª bem-aventurança Jesus diz: "Felizes
vocês que agora estão com fome, porque serão saciados! Felizes vocês que agora
choram, porque vão dar risada!" Uma parte das frases está no presente e
outra no futuro. Aquilo que agora vivemos e sofremos não é o
definitivo. O definitivo é o Reino que estamos construindo hoje na força do
Espírito de Jesus. Construir o Reino traz sofrimento e perseguição, mas uma
coisa é certa: o Reino vai chegar e “vocês serão saciados e vão dar risada!”.
* Lucas 6,23: Felizes
serão, quando os homens os odiarem....!
A 4ª bem-aventurança se refere ao futuro:
"Felizes serão vocês, quando os homens os odiarem e rejeitarem por causa
do Filho do Homem! Fiquem alegres naquele dia, porque grande será a sua
recompensa, porque assim também foram tratados os profetas!" Com estas
palavras de Jesus, Lucas anima as comunidades do seu tempo, que estavam sendo
perseguidas. O sofrimento não é estertor de morte, mas sim dor de parto. Fonte
de esperança! A perseguição era um sinal de que o futuro anunciado por Jesus
estava chegando para elas. Elas estavam no caminho certo.
* Lucas 6,24-25: Ai de vocês, ricos! Ai de
vocês que agora têm fartura e riem!
Após as quatro
bem-aventuranças a favor dos pobres e excluídos, seguem quatro ameaças ou
maldições contra os ricos e os que passam bem e são elogiados por todos. As
quatro ameaças têm a mesma forma literária que as quatro bem-aventuranças. A 1ª
está no presente. A 2ª e a 3ª têm uma parte no presente e outra no futuro. E a
4ª se refere inteiramente ao futuro. Estas ameaças só se encontram no evangelho
de Lucas e não no de Mateus. Lucas é mais radical na denúncia da injustiça.
Diante de Jesus,
naquela planície não havia ricos. Só havia gente pobre e doente, vinda de todos
os lados (Lc 6,17-19). Mesmo assim, Jesus diz: "Ai de vocês, ricos!" É que Lucas, ao transmitir estas palavras de
Jesus, estava pensando mais nas comunidades do seu tempo. Nelas havia ricos e
pobres, e havia discriminação dos pobres pelos ricos, a mesma que marcava a
estrutura do Império Romano (cf. Tg 5,1-6; Apc 3,17-19). Jesus faz uma crítica
dura e direta aos ricos: Vocês, ricos, já têm sua consolação! Vocês têm
fartura, mas vão passar fome! Vocês estão rindo, mas vão ficar aflitos e vão
chorar! Sinal de que para Jesus, a pobreza não é uma fatalidade, nem é fruto de
preguiça, mas é fruto de enriquecimento injusto dos outros.
* Lucas 6,26: Ai de vocês quando todos os elogiarem!
“Ai de vocês quando todos os elogiarem,
porque assim seus pais tratavam os falsos profetas!” Esta quarta ameaça se
refere aos filhos dos que no passado elogiavam os falsos profetas. É que
algumas autoridades dos judeus usavam o seu prestígio e a sua autoridade para
criticar Jesus.
4) Para um confronto pessoal
1. Será que nós olhamos a vida e as pessoas com o
mesmo olhar de Jesus? Dentro do seu coração, o que você acha: uma pessoa pobre
e faminta é realmente feliz? As novelas da Televisão e a propaganda do
comércio, qual o ideal de felicidade que elas nos apresentam?
2. Dizendo “Felizes os pobres”, será que Jesus estava
querendo dizer que os pobres devem continuar na pobreza?
5) Oração final
O Senhor é clemente e justo,
o nosso Deus é misericordioso.
O Senhor protege os simples:
eu era fraco e ele me salvou (Sl
114,5-6)
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