REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Sexta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Deus de poder e misericórdia,
afastai de nós todo obstáculo para que,
afastai de nós todo obstáculo para que,
inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso
serviço.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 17,
26-37)
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: 26Como
ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem. 27Comiam
e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na
arca. Veio o dilúvio e matou a todos. 28Também do mesmo modo como
aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam
e edificavam. 29No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e
enxofre do céu, que exterminou todos eles. 30Assim será no dia em
que se manifestar o Filho do Homem. 31Naquele dia, quem estiver no
terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma,
quem estiver no campo não torne atrás. 32Lembrai-vos da mulher de
Lot. 33Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o
que a perder, encontrá-la-á. 34Digo-vos que naquela noite dois
estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado; 35duas
mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois
homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado. 37Perguntaram-lhe
os discípulos: Onde será isto, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o cadáver,
ali se reunirão também os abutres. - Palavra da salvação.
3) Reflexão
* O evangelho de hoje continua a reflexão sobre a chegada do
fim dos tempos e traz palavras de Jesus sobre como preparar-se para a chegada
do Reino. Era um assunto quente que, naquele tempo, provocava muita discussão.
Quem determina a hora da chegada do fim é Deus. Mas o tempo de Deus (kairós)
não se mede pelo tempo do nosso relógio (chronos). Para Deus, um dia pode ser
igual a mil anos, e mil anos igual a um dia (Sl 90,4; 2Pd 3,8). O tempo de Deus
corre invisível dentro do nosso tempo, mas independente de nós e do nosso
tempo. Nós não podemos interferir no tempo, mas devemos estar preparados para o
momento em que a hora de Deus se
fizer presente dentro do nosso tempo. Pode ser hoje, pode ser daqui a mil anos.
O que dá segurança, não é saber a hora do fim do mundo, mas sim a certeza da
presença da Palavra de Jesus presente na vida. O mundo passará, mas a palavra
dele jamais passará (cf Is 40,7-8).
* Lucas 17,26-29: Como
nos dias de Noé e de Ló
A vida corre normalmente: comer,
beber, casar, comprar, vender, plantar, colher. A rotina pode envolver-nos de
tal modo que já não conseguimos pensar em outra coisa, em mais nada. E o
consumismo do sistema neoliberal contribui para aumentar em muitos de nós esta
total desatenção à dimensão mais profunda da vida. Deixamos o cupim entrar na
viga da fé que sustenta o telhado da nossa vida. Quando tempestade derrubar a
casa, muitos dão a culpa ao carpinteiro: “Mau serviço!” Na realidade, a causa
da queda foi a nossa desatenção prolongada. A alusão à destruição de Sodoma
como figura do que vai acontecer no fim dos tempos, é uma alusão à destruição
de Jerusalém pelos romanos no ano 70 dC (cf Mc 13,14).
* Lucas 17,30-32: Assim
será nos dias do Filho do Homem
“O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for
revelado”. Difícil para nós imaginar
o sofrimento e o trauma que a destruição de Jerusalém causou nas comunidades,
tanto dos judeus como dos cristãos. Para ajudá-las a entender e a enfrentar o
sofrimento, Jesus usa comparações tiradas da vida: “Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que
estão em casa, e quem estiver nos campos não volte para trás”. A destruição
virá com tal rapidez que não vale a pena descer para casa para buscar alguma
coisa dentro da casa (Mc 13,15-16). “Lembrem-se
da mulher de Ló” (cf. Gn 19,26), isto é, não olhem para trás, não percam
tempo, tomem a decisão e vão em frente: é questão de vida ou de morte.
* Lucas 17,33: Perder
a vidas para ganhá-la
“Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem
a perde, vai conservá-la”. Só se sente
realizada na vida a pessoa que for capaz de doar-se inteiramente pelos outros.
Perde a vida quem quer conservá-la só para si. Este conselho de Jesus é a
confirmação da mais profunda experiência humana: a fonte da vida está na doação
da vida. É dando que se recebe. “Eu
garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho.
Mas se morre, produz muito fruto”
(Jo 12,24). Importante é a motivação que o Evangelho de Marcos
acrescenta: “Por causa de mim e por causa
do Evangelho” (Mc 8,35). Dizendo que ninguém é capaz de conservar sua vida com seu próprio esforço,
Jesus evoca o salmo onde se diz que ninguém é capaz de pagar o preço do resgate
da vida: “O homem não pode comprar seu
próprio resgate, nem pagar a Deus o preço de si mesmo. É tão caro o resgate da
vida, que nunca bastará para ele viver perpetuamente, sem nunca ver a cova”. (Sl 49,8-10).
* Lucas
17,34-36: Vigilância
“Eu
digo a vocês: nessa noite, dois estarão numa cama. Um será tomado, e o outro
será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas. Uma será tomada, e a outra
deixada. Dois homens estarão no campo. Um será levado, e o outro será
deixado". Evoca a parábola das dez moças. Cinco eram prudentes e cinco
eram bobas (Mt 25,1-11). O que importa é estar preparado. As palavras “Um será tomado, e o outro será deixado” evocam
as palavras de Paulo aos Tessalonicenses (1Tes 4,13-17), quando diz que, na
vinda do Filho do homem, seremos arrebatados ao céu junto com Jesus. Estas
palavras “deixados para trás”
forneceram o título para um terrível e perigoso romance da extrema direita
fundamentalista dos Estados Unidos: “Lefted behind!” Este romance não nada tem
a ver com o sentido real das palavras de Jesus:
* Lucas 17,37: Onde
e quando?
“Os
discípulos perguntaram: "Senhor, onde acontecerá isso?" Jesus
respondeu: "Onde estiver o corpo, aí se reunirão os urubus". Resposta enigmática. Alguns acham que Jesus evoca a
profecia de Ezequiel, retomada no Apocalipse, na qual o profeta se refere à
batalha vitoriosa final contra os poderes do mal. As aves de rapina ou os
urubus serão convidadas para comer a carne dos cadáveres (Ez 39,4.17-20; Ap
19,17-18). Outros acham que se trata do vale de Josafá, onde será realizado o
juízo final conforme a profecia de Joel (Joel 4,2.12). Outros ainda acham que
se trata simplesmente de um provérbio popular que significava mais ou menos o
mesmo que diz o nosso provérbio: “Onde tem fumaça, tem fogo!”
4) Para um confronto pessoal
1) Sou dos tempos de Noé e de Ló?
2) Romance da extrema direita. Como me
situa diante desta manipulação política da fé em Jesus?
5) Oração final
Felizes os que procedem com retidão,
os que caminham na lei do Senhor.
Felizes os que guardam seus testemunhos
e o procuram de
todo o coração. (Sl 118,
1-2)
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