(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, sempre nos preceda e
acompanhe a vossa graça
para que estejamos sempre
atentos
ao bem que devemos fazer.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 12,
1-7)
1Enquanto isso, os homens se tinham reunido aos
milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus
começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é
a hipocrisia. 2Porque
não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não
venha a ser conhecido. 3Pois
o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos
quartos, será publicado de cima dos telhados. 4Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo
daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. 5Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei
àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo
digo: temei a este. 6Não
se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa
despercebido diante de Deus. 7Até
os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor
tendes vós do que numerosos pardais.
3) Reflexão Lucas
12,1-7 (Mt 10,28-31)
* O
evangelho de hoje traz uma última crítica de Jesus contra as autoridades
religiosas do seu tempo.
* Lucas 12,1ª: Milhares buscam Jesus
“Enquanto isso, milhares de pessoas se
reuniram, de modo que uns pisavam nos outros”. Esta frase deixa
transparecer a enorme popularidade de Jesus e o desejo do povo de encontrar-se
com ele (cf. Mc 6,31; Mt 13,2). Deixa transparecer também o abandono em que se
encontrava o povo. “São como ovelhas sem
pastor”, dizia Jesus em outra ocasião quando via a multidão aproximar-se
dele para ouvir a sua palavra (Mc 6,34).
* Lucas 12,1b: Cuidado com a hipocrisia
“Jesus começou a falar, primeiro a seus
discípulos: "Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a
hipocrisia”. Marcos já falava
do fermento dos fariseus e dos herodianos e sugeria que se tratava da
mentalidade ou da ideologia dominante da época que esperava um messias glorioso
e poderoso (Mc 8,15; 8,31-33). Aqui no nosso texto, Lucas identifica o fermento
dos fariseus com a hipocrisia. Hipocrisia é uma atitude que inverte os valores.
Esconde a verdade. Mostra uma casca bonita que encobre e disfarça a podridão
dentro da casca. No caso, a hipocrisia era a casca aparente da fidelidade
máxima à palavra de Deus que escondia a contradição da vida deles. Jesus quer o
contrário. Quer a coerência que não deixa no escondido.
* Lucas 12,2-3: O escondido será revelado
“Não há nada de escondido que não venha a
ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Pelo
contrário, tudo o que vocês tiverem feito na escuridão, será ouvido à luz do
dia; e o que vocês tiverem pronunciado em segredo, nos quartos, será proclamado
sobre os telhados". É a
segunda vez que Lucas fala deste assunto (cf. Lc 8,17). Em vez da hipocrisia
dos fariseus que esconde a verdade, os discípulos devem ter a sinceridade. Não
devem ter medo da verdade. Jesus os convida a partilhar com os outros os
ensinamentos que dele aprenderam. Os discípulos não podem conservá-los só para
si, mas devem divulgá-los. Um dia, as máscaras vão cair e tudo será revelado às
claras, proclamado sobre os telhados (cf.
Mt 10,26-27).
* Lucas 12,4-5: Não ter medo
“Pois bem, eu digo a vocês, meus amigos: não
tenham medo daqueles que matam o corpo, e depois disso nada mais têm a fazer.
Vou mostrar a quem vocês devem temer: tenham medo daquele que, depois de ter
matado, tem poder de jogá-los no inferno. Eu lhes digo: é a este que vocês
devem temer”. Aqui Jesus se dirige aos seus amigos, os discípulos e discípulas. Eles não devem ter medo daqueles que matam o corpo, que torturam,
machucam e fazem sofrer. Os torturadores podem até matar o corpo, mas não
conseguem matar neles a liberdade e o espírito. Devem ter medo, isto sim, de
que o medo do sofrimento os leve a esconder ou a negar a verdade e, assim, os
faça ofender a Deus. Pois quem se afasta de Deus se perde para sempre.
* Lucas 12,6-7: Vocês valem mais que muitos
pardais
“Não se vendem cinco pardais por alguns
trocados? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos
da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do
que muitos pardais”. Os discípulos não devem ter medo de nada, pois eles
estão na mão de Deus. Jesus manda olhar os passarinhos. Dois pardais se vendem
por poucos centavos e no entanto nenhum pardal cai no chão sem o consentimento
do Pai. Até os cabelos na cabeça estão contados. Lucas diz que nenhum cabelo
cai sem a licença do Pai (Lc 21,18). E caem tantos cabelos! Por isso, “não tenham medo. Você valem muito mais que
muitos pardais”. É a lição que Jesus tirou da contemplação da natureza. (cf
Mt 10,29-31)
* A
contemplação da natureza
No Sermão da Montanha, a mensagem mais importante,
Jesus a tirou da contemplação da natureza. Eles diz: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo, e odeie o seu
inimigo!' Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que
perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque
ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos.
Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu."
(Mt 5,43-45.48). A observação do ritmo do sol e da chuva levaram Jesus e esta
afirmação revolucionária: “Eu lhes digo amem os seus inimigos!” O mesmo vale
para o convite de olhar os lírios do campo e as aves do céu (Mt 6,25-30). Esta
surpreendente atitude contemplativa diante da natureza levou Jesus a criticar
verdades aparentemente eternas. Seis vezes em seguida ele teve a coragem de
corrigir publicamente a Lei de Deus: “Antigamente
foi dito, mas eu digo...”. A descoberta feita na contemplação renovada da
natureza tornou-se para ele uma luz muito importante para reler a história com
outros olhos e descobrir nela luzes que antes não eram percebidas. Hoje está em
andamento uma nova visão do universo. As descobertas da ciência a respeito da
imensidão do macro-cosmo e do micro-cosmo estão sendo fonte de uma nova
contemplação do universo, Já está começando a crítica de muitas verdades
aparentemente eternas.
4) Para um confronto pessoal
1) O escondido será revelado. Tem em
mim algo do qual tenho medo de que seja revelado?
2) A contemplação dos pardais e das
coisas da natureza levaram Jesus a atitudes novas e surpreendentes que
revelavam a bondade gratuita de Deus. Tenho costume de contemplar a natureza?
5) Oração final
A palavra do Senhor é reta,
em todas as suas obras resplandece a fidelidade:
ele ama a justiça e o direito,
da bondade do Senhor está cheia a terra.
(Sl 32, 4-5)
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